terça-feira, 14 de abril de 2009

EXERCÍCIOS DE BANCO DE DADOS - PARA ENTREGAR HOJE 14/04

Bom dia pessoal,

Seguem enunciados dos exercícios que temos que entregar hoje para o Guardado:

Exercício 2.4: Considere o relacionamento CASAMENTO que aparece no DER da Figura 2.7. Segundo este DER o banco de dados poderia conter um casamento em que uma pessoa está casada consigo mesma? O DER permite que a mesma pessoa apareça em dois casamentos diferentes, uma vez como marido e outra vez com esposa? Caso uma destas situações possa ocorrer, como deveria ser modificado o DER para impedi-las?

Exercício 2.5: Confeccione um possível diagrama de ocorrências para o relacionamento SUPERVISÃO (Figura 2.8) e suas respectivas entidades.

Exercício 2.7: Mostre como o modelo ER da Figura 2.11 pode ser representado em uso de relacionamentos ternários, apenas usando relacionamentos binários.

Exercício 2.8: Dê um exemplo de um relacionamento ternário. Mostre como a mesma realidade pode ser modelada somente com relacionamentos binários.

Exercício 2.9: Para o exemplo de relacionamento ternário da questão anterior, justifique a escolha das cardinalidades mínima e máxima.

Exercício 2.12: Considere o relacionamento EMPREGADO-DEPENDENTE que aparece na Figura 2.20. Considere que um dependente de um empregado possa ser também empregado. Como o modelo deveria ser modificado para evitar o armazenamento redundante das informações das pessoas que são tanto dependentes quanto empregados?

PDF do livro: http://www.divshare.com/download/7099620-e19

Ótimo dia a todos!!

4 comentários:

  1. Onde estão as respostas destas questões????
    PLEASE!!!!!!...

    ResponderExcluir
  2. Estou digitalizando e coloco em breve Kaká.

    Att

    Renata Andrade

    ResponderExcluir
  3. poxa renata disponibiliza ai digitalização

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,

      O professor pediu para não disponibilizar na época que fiz o post pessoal, desculpe.

      Abç
      Re

      Excluir