sexta-feira, 22 de maio de 2009

Sistemas Operacionais - Exercícios Aula 01

Exercícios – AULA 1

1) Como seria utilizar um computador sem um Sistema Operacional? Quais são as duas principais funções?

Seria complicado e demorado. Primeiro porque um programador teria que desenvolver o programa em linguagem de máquina, ele teria que desempenhar o papel de SO e também porque a interface não seria nada amigável, dificultando assim a interpretação dos leigos.
As duas principais funções são:
- Ele gerencia todos os componentes do sistema (processadores, memória...) de maneira otimizada e oferece uma interface amigável ao usuário.
- Atua como intermediário entre o usuário e o hardware do computador (o usuário pode executar programas), usar o hardware de forma eficiente.

2) Muitos sistemas operacionais atuais são projetados para operar em redes de computadores. Cite algumas vantagens e desvantagens dessa operação em rede, quando comparada com a operação clássica (stand-alone):

Vantagens – Compartilhamento de recursos (impressoras, disco rígidos), Segurança de dados, diagnóstico e solução de problemas e controle administrativo.
Desvantagens – Você pode perder o controle do SO?

3) Por que a organização de um sistema computacional em camadas é fundamental para o desenvolvimento e solução dos elementos de hardware e também de software?

Porque é mais fácil para dar manutenção e para atualização (quebra de tarefas).

4) Pesquise e explique as formas como o kernel pode ser utilizado:

Sistema Monolítico – É o mais utilizado. Não há estruturação, qualquer procedimento pode chamar outro procedimento (se este oferecer alguma computação util).
Sistema de Camadas – É dividido. Vários processos sendo executados ao mesmo tempo em um único processador.
Máquinas virtuais – Cópia exata do hardware. Multiprogramação e interface mais conveniente do que a que o hardware exposto oferece. (Sistema Batch e CMSConversation Monitor System).
Exonucleos – Clone de uma máquina, recursos alocados individualmente, sem transparência.
Modelo Cliente-Servidor – Divisão do processamento em módulos e processos distintos.É equilibrado entre cliente (obtém dados) e servidor (manutenção de informação).
Síncrono (o cliente é suspenso até que a resposta chegue) e Assíncrono (o cliente envia a mensagem e continua).

5) Explique o que é uma chamada de sistema e pesquise exemplos que não foram citados no texto.

O programa solicita serviços do SO e transfere a execução para o sistema operacional mudando o modo de execução de usuário para núcleo, utilizando a instrução de “trap”, após a execução muda-se novamente o modo, de núcleo para usuário e o programa continua normalmente a executar suas instruções.

Se alguém tiver alguma observação por favor, me envie um email ou comente o post.

Bom final de semana,

Renata Andrade

3 comentários: