sexta-feira, 27 de março de 2009

Frances Elizabeth Allen "As mulheres voltarão a interessar-se pela Ciência da Computação quando esta for essencialmente relevante para a sociedade"

Frances Elizabeth Allen

Uma americana que mesmo tendo se aposentado em 2002, continuou trabalhando em programas para encorajar mulheres e jovens a estudar informática.

Frances Elizabeth "Fran" Allen nasceu em 1932 no norte do estado de Nova Iorque. Cursou licenciatura e mestrado em matemática e lecionou por um período de tempo. Ingressou na IBM em 1957 e ficou por lá os 45 anos de sua carreira.

É uma cientista americana pioneira no campo da otimização de compiladores. Em 1980, ela fundou o PTRAN, que estudava as questões que envolviam elaboração de máquinas paralelas. Ela projetou softwares para a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA).
Elizabeth é membro do IEEE, a Associação para Computing Machinery (ACM) e do Computer History Museum e também da Academia Nacional de Engenharia, da Academia Americana de Artes e Ciências e da American Philosophical Society e foi presidente da IBM Academy of Technology.


Ela foi a primeira mulher a receber o prêmio Turing, que existe há mais de quarenta anos e é o Prémio Nobel da computação. Ele é dado pela Associação de Computing Machinery. Ela recebeu também um prêmio e US$ 100.000 dólares por seus trabalhos de otimização de programas que traduzem linguagens de informática entre si, utilizados em campos distintos como previsões meteorológicas e a segurança nacional.
Em entrevista disse que esperava que dessem mais oportunidades para as mulheres na ciência, engenharia e computação.

Ela não é uma gracinha de pessoa? É muito bom saber que não estou sozinha, que outras já perceberam e estão tentando mudar esta história.

Renata Andrade

http://terramel.org/cientista-da-ibm-sera-a-primeira-mulher-a-receber-o-nobel-da-informatica/
http://en.wikipedia.org/wiki/Frances_E._Allen/http://www.interfaceg2g.org/node/98








Nenhum comentário:

Postar um comentário