quarta-feira, 25 de março de 2009

Claudia Medeiros: "A carência de mulheres na ciência da computação e engenharia está prejudicando o mercado e muitas delas nem têm noção disso”

Quero que vocês conheçam uma brasileira que recebeu do Google o prêmio Women in Technology Award, por ter contribuído para incentivar a atuação de mulheres na Computação, no Brasil. Pra quem não sabe, a Google tem um conjunto de atividades para incentivar e atrair mulheres para a área. No ano passado, eu me inscrevi em uma destas atividades, no Concurso Brazil Women in Technology mas, infelizmente não fui selecionada. Como sou persistente e teimosa, este ano vou me candidatar novamente e divulgarei aqui no meu blog para as minhas amigas e companheiras se inscrevam também.

Bem, voltando ao assunto, Claudia Medeiros é uma das brasileiras que luta há anos para conscientizar a Universidade e a comunidade externa sobre o importante papel da mulher na área de tecnologia. "A carência de mulheres nessa profissão está prejudicando o mercado e muitas delas nem têm noção disso”, avalia. Ela comenta que existem estudos mostrando que profissionais desenvolvedores de software trabalham melhor em interação com equipes mistas. Nos EUA mais de 60% dos consumidores de produtos computacionais são mulheres, o que pode denotar o seu interesse pelo assunto. Claudia Medeiros foi a primeira doutora em Computação contratada pela Unicamp e para chegar a ser professora titular, teve que percorrer um longo percurso.

Claro que eu fiquei muito feliz ao saber da existência dela, já fiz várias buscar na net e é raro encontrar pessoas preocupadas com este assunto. Agora quero dividir com vocês o currículo desta mulher.

Claudia Maria Bauzer Medeiros: Professor titular da UNICAMP, com graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979) , doutorado em Computer Science - University of Waterloo (1985) e livre docência em Bancos de Dados (UNICAMP, 1992). Membro da Cooordenação de Área de Ciência e Engenharia de Computação da FAPESP (2004-), foi coordenadora do Comitê Assessor de Computação do CNPq (2001-2002), vice-coordenadora do Comitê de Computação da CAPES (1998-2000). Desenvolve pesquisas em Bancos de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: bancos de dados científicos, workflows científicos e sistemas de informação para biodiversidade e planejamento agro-ambiental. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Computação (2003-2007). Recebeu o premio Newton Faller (SBC), o premio Change Agent (ACM e Anita Borg Institute) e por 2 vezes o Premio de Excelencia Acadêmica Zeferino Vaz (UNICAMP). Em 2007, outorgada Doctor Honoris Causa pela Universidad Antenor Orrego, Trujillo, Peru e em 2008 admitida na Ordem Nacional do Mérito Científico, como comendadora.

É isto, mais uma vez foi provado que a mulher pode e deve colaborar com a ciência e a engenharia.

Grande abraço,

Renata Andrade
Texto escrito por Renata Andrade

4 comentários:

  1. Um grande exemplo para nós, de fato.

    ResponderExcluir
  2. Um grande exemplo com certeza!!! Se o mundo fosse feito sem barreiras do preconceito e modismo, seria muito melhor! É tão bom ver uma mulher nos representando tão bem!!

    ResponderExcluir
  3. Olá renata, me chamo Franci e estou decidida em fazer engenharia,adoro calculos(obsecada)mais nao tenho incentivo de meus pais,que são bioquimicos e querem que eu siga o mesmo.Gostaria de saber se há algum tipo de dificuldade extrema que vc tenha tido e como conseguiu se livrar dela

    parabens pelo blog.bjs

    ResponderExcluir
  4. Nossa,sensacional,que ótimo exemplo, muito mais gabaritada,pelo seu currículo,do que muitos engenheiros por aí!Parabéns!

    ResponderExcluir