terça-feira, 31 de março de 2009

Anita Borg "mulheres bem comportadas raramente fazem história"

Em 1981 eu nascia e Anita Borg se formava em Ciências Informáticas. Seis anos mais tarde, durante uma conferência sobre tecnologia ela percebeu que era a única mulher que participava e iniciou a luta pela aparição das mulheres na área da tecnologia. Hoje, esta minha pequena participação, pode ser considerada uma colaboração para a continuidade do trabalho que ela iniciou na época.


Ficou conhecida pelo lema de que a tecnologia tem que trabalhar para as pessoas e não as pessoas para a tecnologia. Aprendeu Cobol em Manhattan e depois foi para New York University. Antes de completar 30 anos, ingressou na área e trabalhando em industrias do setor, obteve Ph.D em Ciência da Computação.

Usando uma camiseta que dizia: “mulheres bem-comportadas raramente fazem história”, ela organizou muitos workshops que reunia veteranas e estudantes em busca de tecnologia que pudesse colaborar com as pessoas.


Anita foi uma das fundadoras do Grace Hopper of Women in Computing e em 2002 ela recebeu o prémio Heinz de Tecnologia, Economia e Emprego.
Faleceu em 6 de abril de 2003, na Califórnia, mas deixou um exemplo de luta e conquista maravilhoso para nós, mulheres da computação e engenharia.

A foto da Anita prova mais uma vez que o mito que diz que a mulher da área de tecnologia não pode ser bela nem feminina, é uma verdadeira furada!! A mulherada além de inteligente é linda.

Renata Andrade

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anita_Borg
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/AnitBorg.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário