sexta-feira, 6 de março de 2009

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Dia 8 de março é uma data muito especial e importante para nós, mulheres.

Como é do conhecimento de muitos, no dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada em uma cidade norte americana de New York, resolveram fazer uma greve. Elas não aguentavam mais trabalhar 16 horas diariamente, fazer o mesmo serviço que o homem e receber praticamente um terço do salário dele, elas queriam e resolveram lutar para receber um tratamento digno no local de trabalho.

Quando lembro o que aconteceu com essas mulheres, sinto um aperto no coração e um nó na garganta, é como se eu pudesse sentir o que elas sentiram lá, trancadas dentro da fábrica.

Elas acreditavam fervorosamente que conseguiriam as melhorias no local de trabalho, eu posso imaginar a euforia, a felicidade nos olhos daquelas que observavam a líder dizer que elas estavam com a razão, que teriam uma vida melhor, que a vitória era certa...

Prefiro imaginar que no momento em que essas mulheres perceberam que a vida estava por terminar e que nunca mais veriam filhos e maridos, elas puderam idealizar a nossa realidade atual e que toda a luta não teria sido em vão.

Foi um ato totalmente desumano que só recebeu o título após 53 anos, em 1910 na Dinamarca, onde ficou decidido que 8 de março seria o “DIA INTERNACIONAL DA MULHER” e anos depois a ONU oficializou a data.

Hoje a mulher já pode estudar, trabalhar, votar e atuar em áreas que antes eram dominadas apenas por homens (política, medicina entre outras). A verdade é que muita coisa mudou, porém nós mulheres, ainda temos muito a reivindicar.

Quero homenagear todas as mulheres do mundo: mãe, irmã, tia, avó, amiga, colega, chefe, professora... Mas principalmente as mulheres que vivem no mundo da tecnologia, essas mulheres que são uma minoria e que ainda sofrem discriminação no mercado de trabalho, mas que estão firmes na luta pela igualdade.

Segue as fotos das minhas amigas de sala de aula (Amanda, Alina, Bárbara, Luciana) que representam essa pequena quantidade de mulheres. Elas não são apenas inteligentes e educadas, são lindas e vencedoras.

Clique na imagem para ampliá-la.

Parabéns meninas!


*Agradecimentos: Geisinha que fez a correção do texto e Adriana que criou a imagem. Obrigada!!



3 comentários:

  1. Bem mais que um dia comemorativo para as mulheres,essa data deve ser lembrado como um marco, do qual a sociedade foi acometida por um susto.
    E desse susto nasceu, finalmente, a consciência do respeito e igualdade a que temos direito.
    E essa luta é de todas nós todos os dias.
    Então parabéns a todas, e mais do que nunca, CORAGEM, PACIÊNCIA E MUITA MUITA PERSEVERANÇA.
    Adriana Carrara

    ResponderExcluir
  2. essas sao as mulheres de uma sala de 40 alunos....rsrsrsrrs

    ResponderExcluir
  3. Na verdade estão faltando 5 :)

    ResponderExcluir